Avaliação da qualidade de Safras de Lúpulo 2013
Embora minha "especialidade" seja em leveduras, quando volto de Poperinge chego com mais novidades lupuladas.
Ainda que seja mais comum vermos competições entre cervejas, saibam que os lúpulos também ficam no páreo. Ontem pude participar de uma avaliação da qualidade da safra 2013 dos lúpulos em flor da Bélgica (incluindo daquelas duas fazendas do meu último post). Juntos a experts e cervejeiros de renomadas cervejarias belgas participei de um dos grupos de avaliação das amostras.
O evento ocorreu dentro do Hopmuseum que, por sinal, é um local onde todo amante de lúpulo deve ir!
Entre 24 variedades e mais de 100 amostras, fiquei em um grupo responsável por avaliar o aroma e conteúdo de lupulinas das inflorescências. Outros grupos se responsabilizaram de averiguar diferentes atributos morfológicos, presença de sementes, folhas e caules além de outros aspectos relevantes.
Estes lúpulos já secos serão peletizados e, vale ressaltar que, as variações positivas ou negativas de cada amostra estarão diretamente relacionadas as qualidades dos pellets usados na indústria cervejeira. Este é o motivo pelo qual os juízes atribuíram notas para cada quesito e, ao final, as amostras com maiores pontuações receberão uma premiação e certificado, dando os devidos méritos para os produtores que apresentarem os melhores lúpulos. Este evento ocorre anualmente na cidade de Poperinge há mais de 50 anos e é um importante estímulo para a produção e comércio das variedades de lúpulos crescentes na Bélgica.
Por fim, ao final do evento, aos juízes foi oferecido um jantar harmonizado com cervejas da região e muita expectativa para conhecer os vencedores.
Saúde e que a Bélgica também seja lembrada pela qualidade de seus lúpulos :)