A Holanda das Bocks
Se
quando você pensa em cervejas Bocks você pensa na Alemanha, está na hora de você ir para a Holanda. Neste último sábado pude conhecer um pouco mais da cena cervejeira holandesa no 36 Pint* Bock Bier Festival.
*O Pint é uma entidade engajada na cultura cervejeira holandesa e responsável pela organização do festival.
Como o nome sugere, é exatamente o que parece: um festival e um concurso só de cervejas Bocks. Milhares de pessoas e filas de espera pelas bocks. No Beurs van Berlage em Amsterdam, foram avaliadas quase 100 cervejas bocks de 74 cervejarias de todos os tamanhos - maioria Holandesa (76 (!) como Christofell, Bavaria, Amstel e Grolsh); Alemanha (5 como Weihenstephaner, Paulaner, Schneider) e Bélgica (De Halve Maan e La Chouffe).
Diversidade cervejeira na Holanda. Guias e mapas atualizados mostram mais de 170 cervejarias e 300 pubs no país. Foto: Gabriela Montandon
A tradição dos holandeses pelas bocks parece ser mais antiga do que se imagina. A bock foi introduzida na Holanda pelos alemães por volta de 1870 mas o estilo se especializou em uma variedade holandesa, algumas vezes com especiarias, graduação alcoólica mais elevada e outras características diferenciadoras das versões alemãs. Parece que esse movimento explodiu de três anos pra cá e algumas cervejarias holandesas tem mais de três bocks em seus portifólios*! *A tradição parece ser tão forte que, não por um acaso, até mesmo a única cervejaria trapista holandesa (La Trappe) também fabrica uma bock refermentada na garrafa - que por si só já distancia de qualquer versão alemã.
Algumas das mais de 70 cervejarias holandesas expondo suas bocks do 36 Pint Bockbier Festival no Beurs van Berlage em Amsterdam. Foto: Gabriela Montandon. Centenas de pessoas apreciadoras das bocks holandesas do festival. Foto: Gabriela Montandon. Mais de 100 variedades de bocks somente on tap. Foto: Gabriela Montandon.
Participei da mesa final das bocks holandesas e da semi-final das "Special Bock", onde tive o privilégio de degustar bocks especiais com abóboras, uva-passa, mel, figo, single-hopped e envelhecidas em barris de conhaque francês. Memorável. Além disso, o interessante deste concurso é que nenhuma amostra era proveniente de garrafas, apenas "on tap".
Eis o resultado do concurso*: Infelizmente a maioria das vencedoras não podemos encontrar no Brasil mas, os rótulos não holandeses sim (foreing bocks), confira:
Dark Bock (44 cervejas)
Primeiro lugar: 't Good Goethe
Segundo Lugar: Texel Dutch Open Air Museum - Bock
Terceiro Lugar: Gewaeghde Bock - The Conversion Suster
Dark Double Bock / Eisbock / Tripel Bock (19 cervejas)
Primeiro lugar: Christoffel - Autumn Bok
Segundo Lugar: Tom Thumb - Slobberbok 3rd place Jopen - St. John
Special Bock - Blonde (Double) Bock, Weizen Bock, Smoke and Barrel-aged, Special bock (13 cervejas)
Primeiro lugar: Leidsch - Pumpkin Raisin Bock
Segundo Lugar: White Lion - October 23
Terceiro Lugar Mommeriete - Smoke Bock
Foreign Bock - All Categories (15 beers)
Primeiro lugar: Weihenstephan - Vitus (D)
Segundo Lugar: Eichhofener - Eichator (D)
Terceiro Lugar: Schneider - Aventinus (D)
Por fim, quando for pensar na Holanda, além das vacas e tamancos, nada mal se lembrar das cervejas bocks :)
Saúde!