top of page

Cervejaria Roman

Captura_de_Tela_2015-03-14_às_19.28.40.png
Captura_de_Tela_2015-03-14_às_19.28.48.png

Pelas bandas belgas pude visitar outra cervejaria carregada de história neste dezembro passado. Embora nosso conhecimento como "cervejarias tradicionais" belgas estejam quase majoritariamente voltados às cervejarias trapistas, enquanto "nascíamos" e nosso país vivia do extrativismo vegetal de pau brasil, a Roman Brouwerij já fazia história.

De cervejas relativamente pouco conhecidas na América do Sul mas muito conhecidas nos solos belgas, esta cervejaria é membro da "Belgian Family Brewers*" - entidade belga que reúne 21 cervejarias tradicionais e familiares da Bélgica (15% delas, veja a lista aqui).

*Esta entidade totaliza mais de 3.500 anos de experiência cervejeira passada de geração para geração e, para levar o selo da entidade, a cerveja tem que ser fabricada na Bélgica e vir de uma cervejaria familiar que produz cerveja há pelo menos 50 anos.

Na cidade de Oudenaarde - uma das cidades da região conhecida por suas "bruine bieren" - tive a oportunidade de fazer uma visita completa pelas instalações da cervejaria Roman. A cervejaria produz de cervejas Pilsen até Strong Ales, totalizando onze rótulos, entre eles as Adriaen Brouwer, as cervejas de abadia Ename e o rótulo que homenageia a cidade de Gent, Gentse Strop.

Datando de 1545, a cervejaria Roman é uma mistura de tradição com modernidade: cozinha de 20hL de tinas de exterior em cobre mas interior já modernizado em aço-inox, antigos e novos fermentadores, uma moderna linha de envase - que trabalha não só para as próprias cervejas como também está responsável pelo envase de outras cervejas como as renomadas St-Feuillien.

Brewhouse da Roman Brouwerij. Antigas tinas de cobre mas com interior em aço inox. Foto: Gabriela Montandon

Linhas de tanques de fermentação de 200hL. Foto: Gabriela Montandon

Modernos tanques cilindro-cônicos de 1000hL. Foto: Gabriela Montandon



Linha de envase. Foto: Gabriela Montandon.

Warm room, onde quase a maioria das cervejas descansam por 15 dias até que o processo de refermentação da garrafa se complete. Foto: Gabriela Montandon


Captura_de_Tela_2015-03-14_às_19.31.30.png

Captura_de_Tela_2015-03-14_às_19.31.19.png

A boa notícia é que esta cervejaria está aberta à visitação desde que em grupos de 15 pessoas. Além de visitar as instalações, após a visita você é convidado a degustar algumas cervejas no bar desta cervejaria pra lá de tradicional. Se estiver por essas bandas, vale muito a visita!

Bar com as cervejas on tap e em garrafas, dentro da cervejaria Roman. Foto: Gabriela Montandon


Bar dentro da cervejaria Roman. Foto: Gabriela Montandon


Adriaen Brouwer Dark Gold, uma das mais novas cervejas da cervejaria, palato aveludado e sabor incrivelmente balanceado para uma strong ale com ABV 8,5%.


Saúde!


Destaques
Posts
Tags

**sempre em atualização!

bottom of page